Como funciona a máquina de corte e dobra?

Escute o post em nosso áudio player 🎧

Antes de tudo, precisamos fazer uma série de perguntas aos clientes, baseadas no desenho apresentado. Isso permitirá concluir o que será necessário para a produção. Algumas das características que precisamos saber envolvem o tipo de chapa de aço que será utilizado, a qualidade da chapa, comprimento e largura da peça que será fabricada, entre outras.

Corte

Feito sob medida, de acordo com os requisitos da aplicação do material. As chapas são submetidas a uma pressão, realizada por lâmina ou por punção. Nesse processo, o esforço de compressão é alterado para esforço cortante, o que separa as partes do aço. Os tipos de corte mais utilizados são corte a frio, corte térmico – por plasma ou laser – ou por meio de guilhotina.

Alguns aços permitem apenas cortes retos, outros permitem cortes mais livres, como por exemplo plasma ou laser.

Dobra

Após os materiais serem cortados, ocorre o processo da dobra, na maioria das vezes, uma peça por vez. A dobra proporciona a modificação da superfície lisa em telhas, rufos, calhas, entre outras.

O método funciona a partir de uma deformação ao longo de um eixo, que muda a geometria da peça, mas sem afetar o volume do material, sem transformar as propriedades iniciais do objeto.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.