Brigada 2021

Imprevistos e acidentes são variáveis incontroláveis no ambiente fabril, as medidas de prevenção se tornam extremamente necessárias para garantir um ambiente seguro. Assim, as emergências, como incêndios, podem ser contornadas com mais facilidade e como consequência, menos danos graves.

            Para tratar das medidas de prevenção, existem as brigadas de incêndio. Elas consistem em grupos formados por funcionários da empresa, que voluntariamente passam por um credenciamento e participam de ações para combater incêndios.

            A brigada é responsável pela coordenação de evacuação do prédio, demais emergências e ações de prevenção dos mesmos, como a verificação constante dos extintores e saídas de emergência. Outra função é o treinamento de toda a empresa para as situações de evacuação.

            Para a formação de uma brigada, devemos observar as regras de nível nacional. Em geral, o grupo deve ser formado por colaboradores fixos e a participação deve ser voluntária, outra exigência é que as atividades desse funcionário sejam realizadas dentro das instalações da empresa, além de que este funcionário precisa ter responsabilidade legal, ou seja, ser maior de 18 anos e não possuir nenhuma deficiência que impossibilite legalmente a responsabilidade por seus atos.

            O numero de brigadistas vai variar dentro da legislação de cada estado, algo que a empresa deve verificar, para providenciar a sua criação e organização, lembrando que empresas com mais de 20 colaboradores tem a obrigação de ter a brigada.

            Também existe uma hierarquia dentro do grupo:

  • Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros),
  • Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor),
  • Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação),
  • Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios).

Os brigadistas devem receber um treinamento de no mínimo 12 horas, sendo que ao menos quatro dessas horas devem ser utilizadas para atividades práticas.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.