Qual a importância das vigas para sustentação de uma construção ?

Escute o post em nosso áudio player 🎧

O segmento de construção civil envolve muita responsabilidade, desde a elaboração do projeto até escolher os insumos, fornecedores e cronograma de obra. Cada elemento é estudado e desenvolvido levando em conta as particularidades e singularidades existentes.

As vigas são fundamentais e atuam em toda a parte estrutural das obras. Existem vários tipos desse produto, com materiais distintos conforme a sua aplicação, em linhas gerais, são elas que asseguram a sustentação e o equilíbrio dos pesos. A engenharia estrutural é responsável pelo estudo das relações de peso nas construções, calculando as tensões e a distribuição de cargas.

Normalmente, as vigas fazem parte de um sistema que irá envolver lajes e pilares, e realizam uma espécie de transferência de carga na estrutura da obra como um todo, gerando firmeza e estabilidade.

O aço desempenha papel fundamental na construção civil, não só atualmente como substituto de outros materiais, mas ao longo do tempo, ele tem sido sinônimo de modernidade e favorecido a estética de muitos empreendimentos, em função das vantagens que ele oferece.

Ao escolher um determinado material para as vigas, se estiver em dúvida entre o ferro e o aço, saiba que as de aço são igualmente resistentes e também possuem versões nos formatos I, H e W. Separamos a seguir alguns critérios que devem ser levados em conta para realizar a escolha do aço, quando o assunto for vigas:

 

  • Meio ambiente, analise para qual aplicação utilizará essas vigas;
  • Proximidade do mar, tendo em vista que o aço é muito mais resistente à oxidação do que o ferro;
  • Geometria da obra, se terá algum fator estético envolvido;
  • Preservação necessária e custos com manutenção.

 

Esses fatores são levados em conta considerando o desgaste que os materiais podem sofrer ao longo dos anos. Além disso, a previsão dos aspectos de conservação é importante para a decisão.

Quanto às características, geralmente as vigas são estruturas retas e horizontais sobre as quais repousam o peso de outras peças de forma perpendicular, ou seja, em um ângulo de 90º.

Elas estarão presentes tanto em construções simples, quanto nas complexas. O melhor é saber todas as variedades existentes e suas aplicações.

A primeira distinção importante entre as vigas é em relação aos formatos, conhecidos como perfis. A mais comum é a viga I, que é um perfil com forma semelhante à letra que o nomeia.

Há também os perfis T, U e L. Esses tipos ficam prostrados na horizontal e conferem estabilidade ao levantamento.

Os perfis podem ser encontrados em dimensões variadas, dependendo do projeto e do tipo de construção. Existem normas de segurança específicas exigidas para a aplicação de vigas, principalmente, em locais que há circulação de pessoas.

Dependendo do projeto, a viga de ferro pode ser mais econômica em relação a outras. Além de contar com os seguintes benefícios:

 

  • Mais resistência;
  • Menor espaço ocupado;
  • Fácil manuseio;
  • Adaptação e possibilidade de reformas e instalações;
  • Compatibilidade com outros materiais;
  • Rápida construção;
  • Baixa demanda de mão de obra.

 

Na Anfer, você encontrará grande variedade de vigas, tanto em ferro, quanto em aço. Nossa equipe te auxiliará na melhor escolha conforme o seu projeto! Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e torne-se mais um cliente Anfer!

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?